O que é a dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica, atualmente mais conhecida como dengue grave, é uma forma séria e potencialmente fatal da doença causada pelo vírus da dengue. Este vírus é transmitido aos humanos pela picada de mosquitos Aedes aegypti infectados. A dengue grave se caracteriza por um agravamento dos sintomas da dengue clássica e pelo desenvolvimento de complicações graves, incluindo sangramentos e problemas circulatórios que podem levar ao choque e à morte se não tratados a tempo.

Características da Dengue Hemorrágica

A dengue hemorrágica envolve a manifestação de vários sintomas e sinais graves, que podem incluir:

Febre alta que pode durar de 2 a 7 dias, muitas vezes acompanhada de dor de cabeça severa, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações.

Sangramentos que podem ocorrer sob a forma de hemorragias nasais, gengivais, uterinas, ou mesmo sangramento gastrointestinal. Petéquias (pequenos pontos vermelhos na pele) e equimoses (manchas roxas causadas por sangramentos sob a pele) também são comuns.

Aumento da permeabilidade vascular, levando ao extravasamento de plasma, o que pode resultar em acúmulo de líquido nos espaços entre os órgãos e tecidos (derrame pleural, ascite), causando dificuldade respiratória e rápida diminuição da pressão arterial (choque).

Fatores de Risco

- Pessoas que são infectadas pelo vírus da dengue pela segunda vez ou mais (infecções secundárias) estão em maior risco de desenvolver dengue grave, especialmente se forem infectadas por um sorotipo diferente do vírus da dengue da infecção anterior.

- Crianças e pessoas com condições de saúde preexistentes também podem ter um risco aumentado.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da dengue grave é clínico e deve ser confirmado por testes laboratoriais que detectam o vírus ou anticorpos contra ele. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e geralmente requer hospitalização. O manejo envolve a administração de líquidos, seja por via oral em casos menos graves ou intravenosa em casos de choque, além do monitoramento cuidadoso da pressão arterial, níveis de eletrólitos e hematócrito para prevenir ou tratar complicações.

A prevenção da dengue, em todas as suas formas, é essencialmente baseada no controle do vetor (mosquito Aedes aegypti) e na prevenção de picadas de mosquito. A conscientização sobre os sinais e sintomas da doença e a busca imediata por atendimento médico ao primeiro sinal de agravamento dos sintomas são cruciais para reduzir o risco de complicações graves.