Quais são os órgãos que a dengue afeta?

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Embora muitas infecções sejam leves ou assintomáticas, a dengue pode afetar vários órgãos e sistemas do corpo, levando a complicações sérias em alguns casos. Aqui estão os principais órgãos e sistemas afetados pela dengue:

Sistema Circulatório

- A dengue pode causar alterações na coagulação do sangue, resultando em trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas), o que aumenta o risco de sangramentos. A doença também pode causar aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, levando a vazamentos de plasma, que podem resultar em choque (síndrome do choque da dengue).

Fígado

- É comum a ocorrência de hepatomegalia (aumento do fígado) em pacientes com dengue. Em casos graves, pode ocorrer hepatite, caracterizada por elevação dos níveis de enzimas hepáticas, dor no abdômen superior direito e, em casos extremos, insuficiência hepática.

Sistema Imunológico

- A infecção pelo vírus da dengue ativa o sistema imunológico, o que é necessário para combater o vírus. No entanto, uma resposta imune excessivamente vigorosa pode contribuir para a gravidade da doença, através do fenômeno conhecido como tempestade de citocinas, que pode causar danos aos tecidos.

Sistema Respiratório

- Em casos graves, a dengue pode afetar os pulmões, levando ao acúmulo de líquido (derrame pleural) e dificuldade respiratória.

Coração

- Embora menos comum, a dengue pode afetar o coração, causando miocardite (inflamação do músculo cardíaco), arritmias e, em casos raros, insuficiência cardíaca.

Sistema Digestivo

- Sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e dor abdominal são comuns. Em casos graves, pode ocorrer sangramento gastrointestinal.

Sistema Nervoso

- Complicações neurológicas, embora raras, podem ocorrer devido à dengue. Estas incluem encefalite (inflamação do cérebro), meningite, e síndromes neurológicas que afetam os nervos periféricos.

Rins

- Em casos graves, a função renal pode ser comprometida, levando à insuficiência renal aguda, geralmente como resultado de hipotensão grave ou choque.

A gravidade dos efeitos da dengue nos diversos órgãos depende de vários fatores, incluindo a cepa do vírus da dengue envolvida, a presença de condições pré-existentes, e se a pessoa já teve dengue anteriormente. A melhor forma de prevenir a dengue e suas complicações é evitar picadas de mosquito e buscar atendimento médico ao primeiro sinal da doença.